Elida Juliane
Forum Replies Created
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OI Lize, tudo bem?
Você consegue me passar o momento que falo isso no curso para entender melhor o contexto?
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Oi Flávia, tudo bem?
Muito obrigada pelo elogio, ficamos realmente contentes com o seu feedback.
Sobre o SPM, ele não é validado no Brasil. Eu costumo usar o SPM-2 na versão em inglês. Ele é mais fidedigno para a avaliação das Disfunções de Integração Sensorial, em comparação com o Perfil Sensorial, pois o Perfil Sensorial NÃO é baseado na teoria de Integração Sensorial de Ayres (O Perfil Sensorial é fundamentado em dois conceitos centrais: limiares neurológicos e autorregulação).
Qualquer dúvida estou à disposição.
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Achei estranho, pois realmente o SPM pode ser reaplicado para medir evolução.
Em 2023 fiz o curso do SPM-2 e a instrutora (autora do teste) afirmou que “A intervenção interfere no store-T, então pode ser usada para a reavaliação”. Não estou com o manual do teste aqui, mas acredito que essa informação esteja lá.
Qualquer dúvida, estou aqui.
Ótimo 2025.
Élida
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OI Ana, tudo bem? Acho que sua pergunta ficou incompleta, entra como?
Sobre levar tudo à boca, qual o diagnóstico de DIS que essa criança tem? Assim posso te passar informações mais direcionadas.
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Olá, Lize, tudo bem?
Obrigada pelo feedback sobre o curso, fico realmente feliz em saber.
Sobre os abafadores, tive uma experiência muito positiva com esse:
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Olá, Tatiane, tudo bem?
Essa informação está no curso?
Att Elida
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OI Jaíne, tudo bem?
São estímulos que diminuem o nível de alerta e atividade.
De modo geral, costumam ser inibitórios: tato profundo, propriocepção e vestibular (linear e rítmico).
Caso permaneçam duvidas, só mandar aqui.
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OI Jaíne, tudo bem?
Discriminação de quais sistemas?
Att Elida
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Imagina!
Depois me atualize sobre o caso.
Abraços, Élida.
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Olá, Flávia. Tudo bem?
A mamadeira pode ser a escolhida por uma soma de fatores: defensividade tátil, pobre práxis oral (já que uma criança que não entra em contato com variadas texturas tende a não desenvolver as habilidades necessárias, afinal o sensorial guia o motor), e a rigidez também pode ser desencadeada e reforçada por esses fatores. Ou seja, torna-se um circulo vicioso.
Nesses casos, você deve investir em no tratamento da defensividade tátil, orientar a família sobre a organização da rotina alimentar (já que crianças que mamam tendem a ser alimentadas com frequência e sem um ritual de alimentação bem definido). Além disso vale conversar com a fonoaudióloga da equipe para ela avaliar as questões de habilidades oromotoras.
Outro ponto, já tentaram fazer a troca do dispositivo de oferta para um copo com canudo? Isso seria interessante porque aumenta a entrada proprioceptiva também.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Élida
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OI Gabriela, tudo bem?
O seu raciocínio pode estar correto, sim! Algumas crianças com pobre processamento proprioceptivo andam em ponta de pé para aumentar a entrada sensorial.
Conte aqui quais atividades você costuma usar?
Como é o controle postural dela?
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Olá Mariana, tudo bem?
Como a criança responde ao estímulo vestibular?
Normalmente conseguimos boas respostas de aumento de nível de alerta frente ao estímulo vestibular.
Uma questão importante, essa criança já passou por uma avaliação de processamento visual?
Aguardo suas respostas
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OI Jaíne, tudo bem?
Qual o diagnóstico de IS dele?
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Vale você investir em atividades que envolvam a percepção e discriminação tátil, mas não é algo que você vai ver resultado imediato. Vale conversar com o pessoal da comportamental e vocês pensarem juntos em outras estratégias, já que é algo que está machucando muito a criança.
Além de tirar a casquinha dos machucados, o que mais ele faz?
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Sim, entendi sobre o sangramento, mas acho que não ficou clara minha pergunta, queria saber quais outros comportamentos ele tem: por exemplo, se bate, tem autoagressão, etc.
Att Élida