Elida Juliane
Forum Replies Created
-
OI Jossyane, pode ser um quadro de pobre percepção vestibular. Logo, o tratamento é aumentar a intensidade e a duração dos estímulos, visando provocar uma resposta.
Na intervenção fornecemos oportunidades frequentes para melhorar a sensação, a fim de alcançar o limiar sensorial da criança.
-
OI Sandy, vou te passar exatamente o que está no livro “Sensory Integration: Theory and Practice 3 ed.”
“A hiporresposta sensorial pode ser difícil de se distinguir da pobre discriminação sensorial. Como a intervenção para essas duas disfunções se sobrepõe, nem sempre é necessário ser capaz de distinguir.”
Recentemente fiz um curso da Elna Blanche no qual ela falou que na sua prática clínica acreditava que havia diferenças entre os dois quadros, mas que na literatura isso não é descrito de forma clara.
-
Sandy, acredito que você esteja se referindo à discriminação tátil, correto?
-
OI, Lívia. Tudo bem?
As rotinas sociais sensoriais também são descritos na literatura como jogos sociais. Elas são brincadeiras que envolvem trocas de turnos e comunicação através de palavras, gestos ou expressões faciais. Nesse tipo de brincadeira não há uma liderança, apesar de que, muitas vezes, quem inicia a brincadeira é o terapeuta ou pai, e normalmente não há o envolvimento de objetos.
Os brincastes criam um ritmo próprio. Sabe aquelas brincadeiras que esperamos a criança olhar (ou dar algum sinal) para continuar? Ou então, estamos brincando e fazemos uma careta e a criança sorri, nisso repetimos? Ou quando paramos de balançar a criança e ela olha e nisso continuamos?
As rotinas sociais sensoriais devem sempre fazer parte das sessões, pois elas fortalecem o vínculo e valorizam a reciprocidade.
-
OI Karen, quer dizer que a criança tem o desempenho acima de 15% da população com a mesma faixa etária.
-
Olá, Karen. Tudo bem?
Uma criança pode levar os objetos à boca com frequência (e morde-los) como uma tentativa de modular a informação tátil através da propriocepção. No entanto, quando você me traz que essa criança em específico tem uma reação exagerada ao escovar os dentes, precisamos analisar com atenção, pois isso pode ocorrer também pelo fato de ter alguém manipulando, pela demanda social, etc. Então, para clarear melhor isso é necessário analisar quais outras situações esse incômodo aparece, pois a dificuldade em apenas uma atividade não pode ser determinante para fechar um diagnóstico.
-
Tainá, me traga alguns exemplos para eu conseguir te ajudar de forma mais pontual.
-
OI Giselle, tudo bem?
Não foi abordado o tema de intolerância ao movimento, pois na literatura não ha nada específico sobre esse quadro e sua relação com o TEA. Como esse curso é voltado especificamente a essa população, não considerei pertinente incluir.
-
OI Tainá, tudo bem?
Bem difícil te dar qualquer dica sem ver o caso.
Você relata ter baixado a demanda, mas será que ela ainda não está alta?
A criança está passando pro alguma mudança na rotina?
Sempre foi assim ou algo mudou?
Me responda essas perguntas assim posso te ajudar mais.
-
OI, Giselle, tudo bem?
É incorreto, sim! Segundo o modelo atual de disfunções de integração sensorial o único sistema que não é descrito como hiper ou hiporreativo é o proprioceptivo.
-
Camilla, parece bem complexo mesmo!
Ah, você viu que nos bônus têm imagens das etapas da escovação de dentes?
-
Elida Juliane
Member07/03/2024 às 08:06 in reply to: COMPORTAMENTOS ASSOCIADOS À POBRE INTEGRAÇÃO SENSORIALOlá, Fernanda. Tudo bem?
A percepção sensorial refere-se à interpretação do estimulo sensorial e o uso dessa informação para interagir com o mundo. Ela é a base para a discriminação, para as habilidades de controle postural ocular, habilidades oculares, motoras, esquema corporal e práxis.
Ou seja, a práxis é um dos produtos do percepção e não o sinônimo.
Ficou um pouco mais claro? Caso não, me avise.
-
OI Camilla, tudo bem? Pelo seu relato dificilmente trata-se de uma questão sensorial, mas não consigo descartar com 100% de certeza, afinal não conheço a adolescente.
Fiquei com uma dúvida, a mãe que realiza a escovação de dentes? Se sim, por que você não faz um trabalho voltado à independência nessa atividade, com quadro de rotina e também treino?
Muitas vezes as crianças com TEA aceitam melhor atividades que elas controlam do que as realizadas pelo outro.
Também vale a pena conversar com a equipe de psicologia para fazer uma análise funcional do comportamento, e verificar o que reforça essa atitude.
-
OI Roberta, tudo bem?
Todas as citadas exigem treinamento especifico ou acesso ao manual, exceto o M-CHAT. Segue aqui o link para a versão em português que você pode baixar gratuitamente, lembrando que trata-se de uma ferramenta de triagem e não de diagnóstico.
https://www.mchatscreen.com/wp-content/uploads/2020/09/M-CHAT-R_F_Brazilian_Portuguese_v2.pdf
-
Ah Giselle, uma coisa que lembrei, você talvez ouça algumas pessoas falando em hiporreativo no proprioceptivo, mas não no sentido de modulação, ok? Mas sim em uma questão de uso ineficiente da propriocepção.