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  • Elida Juliane

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    31/05/2024 às 10:02 in reply to: Hiporresposta

    OI Jossyane, pode ser um quadro de pobre percepção vestibular. Logo, o tratamento é aumentar a intensidade e a duração dos estímulos, visando provocar uma resposta.

    Na intervenção fornecemos oportunidades frequentes para melhorar a sensação, a fim de alcançar o limiar sensorial da criança.

  • Elida Juliane

    Member
    31/05/2024 às 10:00 in reply to: Hiporresposta e pobre registro

    OI Sandy, vou te passar exatamente o que está no livro “Sensory Integration: Theory and Practice 3 ed.”

    “A hiporresposta sensorial pode ser difícil de se distinguir da pobre discriminação sensorial. Como a intervenção para essas duas disfunções se sobrepõe, nem sempre é necessário ser capaz de distinguir.”

    Recentemente fiz um curso da Elna Blanche no qual ela falou que na sua prática clínica acreditava que havia diferenças entre os dois quadros, mas que na literatura isso não é descrito de forma clara.

  • Elida Juliane

    Member
    31/05/2024 às 09:54 in reply to: VMI e discriminação

    Sandy, acredito que você esteja se referindo à discriminação tátil, correto?

  • Elida Juliane

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    31/05/2024 às 09:53 in reply to: Rotinas Sociais Sensoriais

    OI, Lívia. Tudo bem?

    As rotinas sociais sensoriais também são descritos na literatura como jogos sociais. Elas são brincadeiras que envolvem trocas de turnos e comunicação através de palavras, gestos ou expressões faciais. Nesse tipo de brincadeira não há uma liderança, apesar de que, muitas vezes, quem inicia a brincadeira é o terapeuta ou pai, e normalmente não há o envolvimento de objetos.

    Os brincastes criam um ritmo próprio. Sabe aquelas brincadeiras que esperamos a criança olhar (ou dar algum sinal) para continuar? Ou então, estamos brincando e fazemos uma careta e a criança sorri, nisso repetimos? Ou quando paramos de balançar a criança e ela olha e nisso continuamos?

    As rotinas sociais sensoriais devem sempre fazer parte das sessões, pois elas fortalecem o vínculo e valorizam a reciprocidade.

  • Elida Juliane

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    15/05/2024 às 09:46 in reply to: PEDI-CAT

    OI Karen, quer dizer que a criança tem o desempenho acima de 15% da população com a mesma faixa etária.

  • Elida Juliane

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    15/05/2024 às 09:41 in reply to: BUSCA ORAL

    Olá, Karen. Tudo bem?

    Uma criança pode levar os objetos à boca com frequência (e morde-los) como uma tentativa de modular a informação tátil através da propriocepção. No entanto, quando você me traz que essa criança em específico tem uma reação exagerada ao escovar os dentes, precisamos analisar com atenção, pois isso pode ocorrer também pelo fato de ter alguém manipulando, pela demanda social, etc. Então, para clarear melhor isso é necessário analisar quais outras situações esse incômodo aparece, pois a dificuldade em apenas uma atividade não pode ser determinante para fechar um diagnóstico.

  • Elida Juliane

    Member
    07/05/2024 às 17:30 in reply to: Difícil de de engajamento

    Tainá, me traga alguns exemplos para eu conseguir te ajudar de forma mais pontual.

  • Elida Juliane

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    18/04/2024 às 11:11 in reply to: duvida

    OI Giselle, tudo bem?

    Não foi abordado o tema de intolerância ao movimento, pois na literatura não ha nada específico sobre esse quadro e sua relação com o TEA. Como esse curso é voltado especificamente a essa população, não considerei pertinente incluir.

  • Elida Juliane

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    18/04/2024 às 11:07 in reply to: Difícil de de engajamento

    OI Tainá, tudo bem?

    Bem difícil te dar qualquer dica sem ver o caso.

    Você relata ter baixado a demanda, mas será que ela ainda não está alta?

    A criança está passando pro alguma mudança na rotina?

    Sempre foi assim ou algo mudou?

    Me responda essas perguntas assim posso te ajudar mais.

  • Elida Juliane

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    28/03/2024 às 09:33 in reply to: hipo

    OI, Giselle, tudo bem?

    É incorreto, sim! Segundo o modelo atual de disfunções de integração sensorial o único sistema que não é descrito como hiper ou hiporreativo é o proprioceptivo.

  • Elida Juliane

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    21/03/2024 às 11:10 in reply to: Comportamental ou Sensorial

    Camilla, parece bem complexo mesmo!

    Ah, você viu que nos bônus têm imagens das etapas da escovação de dentes?

  • Olá, Fernanda. Tudo bem?

    A percepção sensorial refere-se à interpretação do estimulo sensorial e o uso dessa informação para interagir com o mundo. Ela é a base para a discriminação, para as habilidades de controle postural ocular, habilidades oculares, motoras, esquema corporal e práxis.

    Ou seja, a práxis é um dos produtos do percepção e não o sinônimo.

    Ficou um pouco mais claro? Caso não, me avise.

  • Elida Juliane

    Member
    07/03/2024 às 07:58 in reply to: Comportamental ou Sensorial

    OI Camilla, tudo bem? Pelo seu relato dificilmente trata-se de uma questão sensorial, mas não consigo descartar com 100% de certeza, afinal não conheço a adolescente.

    Fiquei com uma dúvida, a mãe que realiza a escovação de dentes? Se sim, por que você não faz um trabalho voltado à independência nessa atividade, com quadro de rotina e também treino?

    Muitas vezes as crianças com TEA aceitam melhor atividades que elas controlam do que as realizadas pelo outro.

    Também vale a pena conversar com a equipe de psicologia para fazer uma análise funcional do comportamento, e verificar o que reforça essa atitude.

  • Elida Juliane

    Member
    07/03/2024 às 07:55 in reply to: Avaliação

    OI Roberta, tudo bem?

    Todas as citadas exigem treinamento especifico ou acesso ao manual, exceto o M-CHAT. Segue aqui o link para a versão em português que você pode baixar gratuitamente, lembrando que trata-se de uma ferramenta de triagem e não de diagnóstico.

    https://www.mchatscreen.com/wp-content/uploads/2020/09/M-CHAT-R_F_Brazilian_Portuguese_v2.pdf

  • Elida Juliane

    Member
    18/04/2024 às 11:09 in reply to: hipo

    Ah Giselle, uma coisa que lembrei, você talvez ouça algumas pessoas falando em hiporreativo no proprioceptivo, mas não no sentido de modulação, ok? Mas sim em uma questão de uso ineficiente da propriocepção.

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