Elida Juliane
Forum Replies Created
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Jaíne, hipotetiza-se que o uso de materiais ponderados ajudem na diminuição do nível de alerta devido ao tato profundo, mas não há grandes evidências nas pesquisas.
No material bônus vocês têm um artigo chamado:
Use of Weighted Vests with Students who have Autism : A Review of Literature
Vale a pena conferir.
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OI Flávia, tudo bem?
Você já tentou usar aquelas lixas elétricas para bebês?
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Renata, tudo bem? Eu não conheço bem o protocolo.
Sei que ele é usado para tratar dificuldades relacionadas à hiper-resposta tátil.
Ele usa: dieta sensorial e um programa guiado que inclui pressão profunda (através da escovação com uma escova bem específica) e compressão regular as articulações. Nunca o apliquei.
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OI Lívia, tudo bem?
Hipotetiza-se que menina precisa de mais fatores para que o autismo manifeste, por isso, em meninos a prevalência é maior.
https://www.youtube.com/watch?v=PNjw0VdFuRc
nesse vídeo tem uma explicação bem resumida, mas você também pode pegar o artigo sobre a teoria aqui:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0738399117304688
Qualquer coisa, estou por aqui.
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Vamos lá:
Propriocepção: O sistema lemnisco medial pode ter um efeito inibitório considerável no fluxo de impulso do trato espinotalâmico e esse trato tem uma grande influência no sistema de ativação reticular ascendente.
Esse mecanismo, provavelmente em conexão com outros, parece ajudar a manter o equilíbrio do estado inibitório-excitatório central. (AYRES, 1972)
Vestibular: Se a estimulação vestibular terá um efeito estimulante ou inibitório no comportamento humano, através do tronco cerebral, é determinado pelo tipo de estimulação.
(AYRES, 1972).
Tato profundo: Pois ele é transmitido pela Coluna dorsal lemnisco medial, uma via mais mielinzada.
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OI Lize, tudo bem?
Como você disse, é complexo ajudar sem conhecer o paciente, mas isso pode ter duas explicaçõe gerais:
1) DT: a criança enche a boca, pois aumenta a entrada proprioceptiva e isso ajuda com a modulação;
2) Baixa percepção: a criança enche a boca, pois não percebe o estímulo.
No caso de DT precisamos entrar com estímulos inibitórios, já no caso de baixa percepção, estímulos que aumentem a entrada sensorial. Logo,, preciso de mais informações para te falar exatamente sobre o tratamento.
Élida
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Olá, Thaysa. Tudo bem?
Não há nada muito claro na literatura sobre isso, mas é comum ver crianças com DT rangendo os dentes, isso pode ser explicado como uma tentativa de modular a informação através da propriocepção, já que a ATM é uma articulação muito forte.
Assim como o ranger os dentes pode aparecer em situações de estresse, e nos casos de crianças com DT, a eminência do toque ou o toque propriamente dito pode desencadear esse comportamento.
Élida
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Olá, Thaysa, tudo bem?
Como o Lucas tem uma baixa percepção vestibular e proprioceptiva, o pula-pula foi utilizado com o objetivo de aumentar a entrada sensorial desses sistemas.
Ele é um equipamento que pode ser utilizado tanto para uma criança com alto nível de atividade, que precisa aumentar a entrada sensorial. Quanto para uma criança com baixo nível de atividade. O que vai mudar é como você conduz isso.
Por exemplo, uma criança com pobre controle postural, normalmente ela resistirá em ir ao pula-pula acompanhado de outra pessoa, então, diminuiremos a demanda desse paciente, pediremos que ele salte em um local mais estável e assim por diante.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Élida
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Jaíne, diminuiu o comportamento de tirar a casquinha?
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Jaíne, depende de como os estímulos são aplicados, por exemplo:
O vestibular quando intenso, sem ritmo e veloz, tende a aumentar o alerta, o tato se ofertado superficial também tem essa característica.
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Muito obrigada pelo feedback! Fico feliz em ter ajudado você.
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OI Thaysa, a resposta ao estímulo vestibular é muito individual. De forma geral, o tato profundo, a propriocepção e o vestibular linear/rítmico tendem a diminuir o nível de alerta e atividade.
Mas, para uma criança com IG, por exemplo, ir em um balanço, mesmo que de forma suave, pode aumentar o nível de alerta.
Quer me passar informações sobre qual paciente você está preocupada? Assim te ajudo a pensar sobre ele
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OI Jaíne, temos testes estruturados do EASI, da SOSI e do SIPT que avaliam esses sistemas, mas você também deve usar a avaliação não estruturada. Para compreender como cada sistema interfere no desempenho, precisamos relembrar as habilidades que são baseadas pelo processamento sensorial.
Por exemplo, dependendo da idade da criança, vamos fazer testes de planejamento motor baseado em feedforward para avaliar a discriminação proprioceptiva e vestibular.
Você deve observar como a criança organiza o corpo no ambiente e responde aos erros motores, para compreender a discriminação somatossensorial.
Para avaliar a discriminação tátil, pode fazer atividades de manipulação, observar o desempenho no manejo de peças pequenas, etc.
Você tem algum curso prévio sobre IS? Assim posso ajustar minhas respostas baseado no que você já conhece sobre a ISA.
Beijo!
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Vale a pena você investir nesses estímulos, para aumentar a percepção tátil dele.
Fora a questão de tirar casquinha, ele bate nas outras pessoas? Se machuca de outras formas?
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Ahhh provavelmente eu falei para não puxar pela extremidade para não afastar as articulações, já que essas crianças têm uma tendência ao desalinhamento. Crianças com pobre estabilidade articular, tentamos estabilizar a articulação na hora de conduzir.
Mas se você quiser, pode me passar o minuto do vídeo que isso acontece, que revejo e confirmo para você.
Élida