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  • Elida Juliane

    Member
    12/07/2025 às 10:08 in reply to: acomodações sensoriais

    Jaíne, hipotetiza-se que o uso de materiais ponderados ajudem na diminuição do nível de alerta devido ao tato profundo, mas não há grandes evidências nas pesquisas.

    No material bônus vocês têm um artigo chamado:

    Use of Weighted Vests with Students who have Autism : A Review of Literature


    Vale a pena conferir.

  • Elida Juliane

    Member
    27/05/2025 às 11:53 in reply to: Atividades funcionais, como cortar unhas

    OI Flávia, tudo bem?

    Você já tentou usar aquelas lixas elétricas para bebês?

  • Elida Juliane

    Member
    27/05/2025 às 11:51 in reply to: Automotilação

    Renata, tudo bem? Eu não conheço bem o protocolo.

    Sei que ele é usado para tratar dificuldades relacionadas à hiper-resposta tátil.

    Ele usa: dieta sensorial e um programa guiado que inclui pressão profunda (através da escovação com uma escova bem específica) e compressão regular as articulações. Nunca o apliquei.

  • Elida Juliane

    Member
    13/04/2025 às 09:05 in reply to: Teoria do copo

    OI Lívia, tudo bem?

    Hipotetiza-se que menina precisa de mais fatores para que o autismo manifeste, por isso, em meninos a prevalência é maior.

    https://www.youtube.com/watch?v=PNjw0VdFuRc

    nesse vídeo tem uma explicação bem resumida, mas você também pode pegar o artigo sobre a teoria aqui:

    https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0738399117304688

    Qualquer coisa, estou por aqui.

  • Elida Juliane

    Member
    21/03/2025 às 09:27 in reply to: Estímulos inibitórios

    Vamos lá:

    Propriocepção: O sistema lemnisco medial pode ter um efeito inibitório considerável no fluxo de impulso do trato espinotalâmico e esse trato tem uma grande influência no sistema de ativação reticular ascendente.

    Esse mecanismo, provavelmente em conexão com outros, parece ajudar a manter o equilíbrio do estado inibitório-excitatório central. (AYRES, 1972)


    Vestibular: Se a estimulação vestibular terá um efeito estimulante ou inibitório no comportamento humano, através do tronco cerebral, é determinado pelo tipo de estimulação.

    (AYRES, 1972).

    Tato profundo: Pois ele é transmitido pela Coluna dorsal lemnisco medial, uma via mais mielinzada.

  • Elida Juliane

    Member
    24/02/2025 às 10:08 in reply to: Alimentação

    OI Lize, tudo bem?

    Como você disse, é complexo ajudar sem conhecer o paciente, mas isso pode ter duas explicaçõe gerais:

    1) DT: a criança enche a boca, pois aumenta a entrada proprioceptiva e isso ajuda com a modulação;

    2) Baixa percepção: a criança enche a boca, pois não percebe o estímulo.

    No caso de DT precisamos entrar com estímulos inibitórios, já no caso de baixa percepção, estímulos que aumentem a entrada sensorial. Logo,, preciso de mais informações para te falar exatamente sobre o tratamento.

    Élida

  • Elida Juliane

    Member
    24/02/2025 às 10:04 in reply to: Ranger os dentes

    Olá, Thaysa. Tudo bem?

    Não há nada muito claro na literatura sobre isso, mas é comum ver crianças com DT rangendo os dentes, isso pode ser explicado como uma tentativa de modular a informação através da propriocepção, já que a ATM é uma articulação muito forte.

    Assim como o ranger os dentes pode aparecer em situações de estresse, e nos casos de crianças com DT, a eminência do toque ou o toque propriamente dito pode desencadear esse comportamento.

    Élida

  • Elida Juliane

    Member
    24/02/2025 às 09:59 in reply to: Atendimento Lucas

    Olá, Thaysa, tudo bem?

    Como o Lucas tem uma baixa percepção vestibular e proprioceptiva, o pula-pula foi utilizado com o objetivo de aumentar a entrada sensorial desses sistemas.

    Ele é um equipamento que pode ser utilizado tanto para uma criança com alto nível de atividade, que precisa aumentar a entrada sensorial. Quanto para uma criança com baixo nível de atividade. O que vai mudar é como você conduz isso.

    Por exemplo, uma criança com pobre controle postural, normalmente ela resistirá em ir ao pula-pula acompanhado de outra pessoa, então, diminuiremos a demanda desse paciente, pediremos que ele salte em um local mais estável e assim por diante.

    Qualquer dúvida estou à disposição.

    Élida

  • Elida Juliane

    Member
    12/07/2025 às 10:05 in reply to: Automotilação

    Jaíne, diminuiu o comportamento de tirar a casquinha?

  • Elida Juliane

    Member
    12/07/2025 às 10:03 in reply to: Estímulos inibitórios

    Jaíne, depende de como os estímulos são aplicados, por exemplo:

    O vestibular quando intenso, sem ritmo e veloz, tende a aumentar o alerta, o tato se ofertado superficial também tem essa característica.

  • Elida Juliane

    Member
    27/05/2025 às 11:51 in reply to: Automotilação

    Muito obrigada pelo feedback! Fico feliz em ter ajudado você.

  • Elida Juliane

    Member
    25/04/2025 às 08:44 in reply to: Atendimento Lucas

    OI Thaysa, a resposta ao estímulo vestibular é muito individual. De forma geral, o tato profundo, a propriocepção e o vestibular linear/rítmico tendem a diminuir o nível de alerta e atividade.

    Mas, para uma criança com IG, por exemplo, ir em um balanço, mesmo que de forma suave, pode aumentar o nível de alerta.

    Quer me passar informações sobre qual paciente você está preocupada? Assim te ajudo a pensar sobre ele

  • Elida Juliane

    Member
    25/04/2025 às 08:38 in reply to: Avaliação de discriminação

    OI Jaíne, temos testes estruturados do EASI, da SOSI e do SIPT que avaliam esses sistemas, mas você também deve usar a avaliação não estruturada. Para compreender como cada sistema interfere no desempenho, precisamos relembrar as habilidades que são baseadas pelo processamento sensorial.

    Por exemplo, dependendo da idade da criança, vamos fazer testes de planejamento motor baseado em feedforward para avaliar a discriminação proprioceptiva e vestibular.

    Você deve observar como a criança organiza o corpo no ambiente e responde aos erros motores, para compreender a discriminação somatossensorial.

    Para avaliar a discriminação tátil, pode fazer atividades de manipulação, observar o desempenho no manejo de peças pequenas, etc.

    Você tem algum curso prévio sobre IS? Assim posso ajustar minhas respostas baseado no que você já conhece sobre a ISA.

    Beijo!

  • Elida Juliane

    Member
    25/04/2025 às 08:34 in reply to: Automotilação

    Vale a pena você investir nesses estímulos, para aumentar a percepção tátil dele.

    Fora a questão de tirar casquinha, ele bate nas outras pessoas? Se machuca de outras formas?

  • Elida Juliane

    Member
    24/02/2025 às 10:01 in reply to: Atendimento do Lorenzo

    Ahhh provavelmente eu falei para não puxar pela extremidade para não afastar as articulações, já que essas crianças têm uma tendência ao desalinhamento. Crianças com pobre estabilidade articular, tentamos estabilizar a articulação na hora de conduzir.

    Mas se você quiser, pode me passar o minuto do vídeo que isso acontece, que revejo e confirmo para você.

    Élida

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