HomePage › Forums › Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado ao Transtorno do Espectro do Autismo › Defensividade tátil. › Reply To: Defensividade tátil.
-
Olá, Flávia. Tudo bem?
A mamadeira pode ser a escolhida por uma soma de fatores: defensividade tátil, pobre práxis oral (já que uma criança que não entra em contato com variadas texturas tende a não desenvolver as habilidades necessárias, afinal o sensorial guia o motor), e a rigidez também pode ser desencadeada e reforçada por esses fatores. Ou seja, torna-se um circulo vicioso.
Nesses casos, você deve investir em no tratamento da defensividade tátil, orientar a família sobre a organização da rotina alimentar (já que crianças que mamam tendem a ser alimentadas com frequência e sem um ritual de alimentação bem definido). Além disso vale conversar com a fonoaudióloga da equipe para ela avaliar as questões de habilidades oromotoras.
Outro ponto, já tentaram fazer a troca do dispositivo de oferta para um copo com canudo? Isso seria interessante porque aumenta a entrada proprioceptiva também.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Élida