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Postado por Thayse Siviero Fiori on 4 de novembro de 2023 at 16:57
Boa tarde Élida!
Sobre a s esteriotipias, para uma criança que se morde os dedos, tira a pele, o tempo todo, chega a sangrar, é uma criança que não fala com DM, há alguma indicação de estratégias?
Obrigada
Fabiana Souza Andrade respondeu 1 year ago 3 Membros · 9 Respostas -
9 Respostas
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OI Thayse, tudo bem?
Vocês já fizeram a análise funcional desse comportamento? Ela faz isso em quais situações?
Uma estratégia é o uso de luzinhas de neoprene para evitar que a criança se machuque, enquanto vocês trabalham as demais estratégias para trabalhar a origem desse comportamento.
Dentro da IS, qual o diagnóstico dela?
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Ele faz isso praticamente o tempo todo, principalmente quando está mais ocioso ou irritado
O diagnóstico é TEA nível 2
Não conheço a estratégia de luzinhas, como funciona?
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Desculpe, o corretor me traiu, heheheh, luvinhas de neoprene.
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Quando você traz essas duas situações: irratado ou ocioso, me faz pensar em ir na origem das dificuldades. Ele fica ocioso e não sabe o que fazer no ambiente por uma dificuldade na ideação? Então vale investir nisso nas suas sessões.
Agora sobre o irritado, vamos a alguns a algumas perguntas e possíveis estratégias:
ele possui estratégias de comunicação?
Se não, conversar com a equipe sofre isso.
Será que a demanda ofertada não está superior ao que ele é capaz de responder no momento e por isso ele fica nervoso?
Se sim, provavelmente você precisa ajustar a demanda das atividades, pois não pode ser difícil de mais nem fácil demais, sempre o desafio na medida certa.
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Na IS apresenta disfunção em praticamente todos os sistemas sens. e tb não fala
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Agora que vi você explicando que ele não fala, a dificuldade na comunicação pode ser um grande disparador do comportamento de se morder. Vale, de novo, conversar com a equipe sobre estratégias que favoreçam a comunicação (e que não necessariamente vai envolver a fala).
Sobre ele possuir disfunções em diversos sistemas, isso é bem comum, assim como a concomitância das disfunções de modulação e práxis. Então se ele possui alguma questão de modulação, você deve intervir nisso primeiro para depois em relação à práxis.
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Ok, muito obrigada, vou rever algumas estratégia .Em relação as luvinha, já tentamos e ele não aceita
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