HomePage › Forums › Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado ao Transtorno do Espectro do Autismo › Força
-
Postado por Beatriz Cruz vieira on 28/06/2024 às 10:25
Como trabalhar mais aspectos de força e intensidade com o paciente de 7 anos? O corpo é flutuante. Ele executa bem os movimentos, mas com grande dificuldade planejar.
O paciente quando vai abraçar os amigos acaba fazendo muita força e machucando eles. Tenho utilizado bastante jogar bola, bola suspensa e escalada.
Elida Juliane respondeu 1 year atrás 2 Membros · 5 Respostas -
5 Respostas
-
OI Beatriz, você se refere à graduação de força? Apenas essa característica?
Elida
-
simm! graduação de força. É uma criança que tem dificuldade em noção espacial e corporal. Tem alguns relatos de queda também, tem dificuldade em controla o corpo. Exerce muita força para as atividades.
Consegue subir na bola suspensa, fazendo movimento do balanço. Gosta bastante da rede de lycra com movimentos giartórios altos. Pode estar relacionado ao sistema vestibular ne?
-
OI Beatriz, as queixas relacionadas à graduação de força geralmente estão relacionadas ao pobre processamento somatossensorial. Olha que interessante, nesse seu relato você traz que ele esbarra bastante nas coisas, isso pode estar relacionado ao pobre esquema corporal. Só que também pode estar relacionado à uma dificuldade na regulação do nível de alerta. Para diferenciar, quando ele está com o nível de alerta adequado, consegue desempenhar as atividades com qualidade?
Att Elida
-
Ainda desempenha com dificuldade. Venho percebendo que é em relação ao nível de alerta mesmo, principalmente na escola. Ele precisa de auxílio da AT, com dicas totais e/ou parciais.
ela relata também a dificuldade dele em voltar ao nível de alerta adequado após intervalo, sempre jogando as coisas no chão, empurrando as crianças.
-
Esse dado é muito valioso, a desorganização após o intervalo pode significar uma sobrecarga sensorial, dessa forma, estratégias regulatórias podem colaborar, como tato profundo e atividades que envolvam propriocepção.
Importante lembrar que o diagnóstico de DT não exclui a questão do pobre processamento sensorial, ambas condições podem ocorrer ao mesmo tempo.
Att Elida
-
-
Log in to reply.