HomePage › Forums › Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado ao Transtorno do Espectro do Autismo › Estímulos inibitórios
-
Estímulos inibitórios
Postado por Jaíne Karoline on 12/11/2024 às 15:23Poderia me explicar um pouco sobre estímulos inibitórios? Não conseguir entender bem.
Elida Juliane respondeu 2 meses atrás 2 Membros · 5 Respostas -
5 Respostas
-
OI Jaíne, tudo bem?
São estímulos que diminuem o nível de alerta e atividade.
De modo geral, costumam ser inibitórios: tato profundo, propriocepção e vestibular (linear e rítmico).
Caso permaneçam duvidas, só mandar aqui.
-
Poderia me explicar como é esse processo fisiologicamente ?
-
Vamos lá:
Propriocepção: O sistema lemnisco medial pode ter um efeito inibitório considerável no fluxo de impulso do trato espinotalâmico e esse trato tem uma grande influência no sistema de ativação reticular ascendente.
Esse mecanismo, provavelmente em conexão com outros, parece ajudar a manter o equilíbrio do estado inibitório-excitatório central. (AYRES, 1972)
Vestibular: Se a estimulação vestibular terá um efeito estimulante ou inibitório no comportamento humano, através do tronco cerebral, é determinado pelo tipo de estimulação.
(AYRES, 1972).
Tato profundo: Pois ele é transmitido pela Coluna dorsal lemnisco medial, uma via mais mielinzada.
-
Obrigada Elida;
Só para ver se entende mesmo, no caso esses sistemas (proprioceptivo, vestibular e tátil) inibem o outro sistema que está desorganizado, melhorando o processamento da informação ?
-
Jaíne, depende de como os estímulos são aplicados, por exemplo:
O vestibular quando intenso, sem ritmo e veloz, tende a aumentar o alerta, o tato se ofertado superficial também tem essa característica.
-
Log in to reply.