• Elida Juliane

    Member
    16/08/2024 às 08:51

    OI Jaíne, tudo bem?

    Sobre as questões funcionais, como o baixo tônus, a pobre consciência corporal, necessidade constante de monitoramento visual, assim como o comportamento de agitação podem estar relacionados a um pobre processamento somatossensorial, logo, sua intervenção deve ser focada na participação ATIVA da criança, para que ela aumente a entrada desse sistema, assim como é interessante o desafio à percepção tátil e proprioceptiva, com o uso de atividades de discriminação.

    O comportamento de puxar a casquinha da ferida pode acontecer por uma sobreposição de fatores, como a curiosidade (saber o que está por baixo ou o que acontece) e pela diminuição da percepção de dor (se não dói, continuo a fazer). Então é interessante trabalhar de uma forma a inibir o comportamento, como usar um protetor nas feridas. Vocês já tentaram?

    Att Elida

  • Jaíne Karoline

    Member
    16/08/2024 às 09:40

    Sim Elida, a criança não consegue ficar com os protetores ele retira, para ficar mexendo até sangrar, porque como vc mesmo disse por ele não sentir a dor, faz isso constantemente.

  • Elida Juliane

    Member
    16/08/2024 às 13:10

    Vale você investir em atividades que envolvam a percepção e discriminação tátil, mas não é algo que você vai ver resultado imediato. Vale conversar com o pessoal da comportamental e vocês pensarem juntos em outras estratégias, já que é algo que está machucando muito a criança.

    Além de tirar a casquinha dos machucados, o que mais ele faz?

    • Jaíne Karoline

      Member
      29/09/2024 às 16:48

      Fica mexendo até sangrar, aí quer ficar o tempo todo tocando até tirar a casquinha e começar a sangrar.

      • Elida Juliane

        Member
        05/10/2024 às 07:11

        Sim, entendi sobre o sangramento, mas acho que não ficou clara minha pergunta, queria saber quais outros comportamentos ele tem: por exemplo, se bate, tem autoagressão, etc.

        Att Élida

  • Jaíne Karoline

    Member
    21/04/2025 às 21:38

    Não, ele gosta muito de estímulos tateis, bolinhas de sabão, água, areia, se possível quer passar no corpo todo.

    • Elida Juliane

      Member
      25/04/2025 às 08:34

      Vale a pena você investir nesses estímulos, para aumentar a percepção tátil dele.

      Fora a questão de tirar casquinha, ele bate nas outras pessoas? Se machuca de outras formas?

  • Renata Guimarães Cordone

    Member
    04/05/2025 às 19:30

    Oi, boa noite, lendo a pergunta e as respostas pensei se utilizar o protocolo de Wilbarger poderia ajudar na entrada e organização tátil dessa criança. Ou é melhor se for feito com outros elementos de forma mais ativa ? Qual a sua opinião sobre esse protocolo Élida ?

    Acabei o curso agora e achei maravilhoso! Parabéns pelo curso! Obrigada pela generosidade em transmitir o conhecimento , teórico e prático tão bem!

    Beijos

    • Elida Juliane

      Member
      27/05/2025 às 11:51

      Muito obrigada pelo feedback! Fico feliz em ter ajudado você.

  • Elida Juliane

    Member
    27/05/2025 às 11:51

    Renata, tudo bem? Eu não conheço bem o protocolo.

    Sei que ele é usado para tratar dificuldades relacionadas à hiper-resposta tátil.

    Ele usa: dieta sensorial e um programa guiado que inclui pressão profunda (através da escovação com uma escova bem específica) e compressão regular as articulações. Nunca o apliquei.

  • Jaíne Karoline

    Member
    15/06/2025 às 14:43

    Sobre sua pergunta, ele não apresenta comportamento autolesivo e heterolesivos;

    • Elida Juliane

      Member
      12/07/2025 às 10:05

      Jaíne, diminuiu o comportamento de tirar a casquinha?

  • Jaíne Karoline

    Member
    15/06/2025 às 14:45

    Muito obrigada Renata, vou pesquisar mais sobre esse protocolo, não conheço bem.

    Elida muito obrigada pelas orientações

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