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Terapia Ocupacional nas dificuldades alimentares na infância: da avaliação ao tratamento

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO:

Módulo 01: Alimentação: dos conceitos básicos a intervenção responsiva

– O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E A INFLUÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO

– SINAIS DE RISCO EM RELAÇÃO AO PROCESSAMENTO SENSORIAL E A ALIMENTAÇÃO: Como a modulação e a discriminação sensorial podem influenciar na alimentação, quais sinais podem estar presentes nas Disfunções de Integração Sensorial, apresentação de vídeos ilustrativos.

– A AVALIAÇÃO DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL NAS DIFICULDADES ALIMENTARES:

Como estruturar a avaliação das dificuldades alimentares a luz da teoria da integração sensorial, quais recursos utilizar e como organizar o raciocínio clínico para o diagnóstico.

– A INTERVENÇÃO DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL NAS DIFICULDADES ALIMENTARES: Como intervir nos casos de DIS que interferem na alimentação, uso de abordagem combinadas e mensuração de resultados.

– RECURSOS TERAPÊUTICOS: Quais recursos terapêuticos mais utilizados, quais suas funções e como orientar o uso em domicílio.

Neste módulo você vai:

– Aprender a olhar a alimentação sob a ótica da integração Sensorial;

– Relacionar o desenvolvimento da alimentação com o processamento sensorial;

– Entender como os padrões de disfunção sensorial se apresentam nas dificuldades alimentares;

– Aprender, através de um guia prático, a correlacionar os dados da sua avaliação com os padrões de disfunção sensorial, tornando seu raciocínio clínico mais claro.

– Aprender a melhorar os resultados da sua intervenção, estudando a alimentação e sua correlação com cada um dos padrões de disfunção sensorial;

– Receber dicas de atividades, materiais e adaptações que tornarão seu tratamento ainda mais eficiente;

Módulo 02 – Alimentação sob a perspectiva da Integração Sensorial

-DESENVOLVIMENTO ALIMENTAR TÍPICO: desenvolvimento da alimentação do nascimento aos 03 anos de idade; nível de independência esperado conforme a faixa etária.

-COMPONENTES MOTORES, SENSORIAIS E EMOCIONAIS ENVOLVIDOS NA ALIMENTAÇÃO

-O QUE É UMA DIFICULDADE ALIMENTAR: características da seletividade alimentar; quando a seletividade não é somente uma seletividade; apresentação dos transtornos alimentares mais comuns na infância;

-SINAIS DE RISCO PARA DIFICULDADES ALIMENTARES: sinais precoces de dificuldades alimentares;

-COMO AVALIAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES: aspectos a serem considerados pelo terapeuta ocupacional e como estruturar a avaliação.

-COMO TRATAR CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM RESPONSIVA: vínculo terapêutico, o terapeuta como facilitador, criação do plano de tratamento; ideias de atividades que podem ser incluídas nas sessões; organização do ambiente para a intervenção; mensuração de resultados; encaminhamento para outros profissionais; trabalho em equipe; processo de alta

-O PAPEL DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DAS DIFICULDADES ALIMENTARES ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM RESPONSIVA: divisão de responsabilidades; como estabelecer uma relação de confiança com a família; inclusão da família nas sessões; como planejar os atendimentos domiciliares; como criar um plano de orientação aos familiares;

-ALIMENTAÇÃO E TEA: particularidades da intervenção com população com TEA;

Nesse módulo você vai:

– Compreender o desenvolvimento alimentar da criança e quais os marcos esperados de acordo com a faixa etária;

– Entender, de uma vez por todas, as diferenças entre os diversos conceitos da área, para facilitar sua comunicação com outros profissionais;

– Descobrir as perguntas certas para fazer aos pais durante a avaliação;

– Compreender a seletividade alimentar, através de vídeos de pacientes reais, observando o comportamento da criança e o ambiente (físico e social), tornando seu diagnóstico assertivo;

– Desenvolver seu raciocínio clínico através de um passo a passo, correlacionando teoria e prática, com dicas de atividades e adaptações para a intervenção;

– Aprender o papel da família na intervenção e como trabalhar com ela para que os resultados ultrapassem seu consultório;

– Compreender as especificidades da intervenção para crianças com TEA.

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