Mentoria – Alimentação – 03/04/22
Perguntas, mentoria curso de alimentação:
01: “No curso de alimentação na parte de avaliação, vocês demonstram um vídeo de uma
criança comendo uma “sopa” (aquele menino que a mãe faz tudo na panela de pressão) e ao
engolir, ele demonstra desconforto conforme vocês analisaram.
Mas não ficou claro pra mim, do ponto de vista sensorial, o que isso pode significar. Seria uma
hipersensibilidade tátil? Ou seria devido a quantidade de alimento que ele engole por não
discriminar bem a quantidade dentro da boca?
Vi que ele apresenta sinais de hipersensibilidade tátil, não gosta de ter o rosto tocado e brincar
com areia. Mas fiquei com essa dúvida.”
02: (minuto – 2:32) “Como vocês lidam com a família que não segue as orientações e não
manda os alimentos para a terapia? Fico perdida quando sinto que estou trabalhando sozinha.”
03: (minuto: 4:28) “Como intervir com a criança que tem apenas alteração de processamento
oral? Essa mesma criança só come coisas que ela já conhece, se ela olha e percebe algo
diferente do que já está acostumada ela não come, se usar um alimento diferente no mesmo
formato de um alimento que ela já come (ex: cortar batata doce em forma de batata frita), ela
aceita esse alimento. Seria certo “enganar” a criança? Deixar ela pensar que está comendo
certo alimento?”
04: (minuto: 7:00) ” Por quanto tempo vocês insistem no mesmo alimento? Quando a criança se
esquiva muito, qual a hora de parar?”
05: (minuto: 9:51) “Uma criança com padrão de disfunção de hiperreatividade
tátil/Defensividade tátil, tolera as texturas, porém nas que são grudentas verbaliza “nojo”, pouca
tolerância na atividade envolvendo tais texturas, cardápio restrito, apresenta ânsia a macarrão
com molho, só come crocantes, difícil de aceitar novos alimentos. Ao tocar nessas texturas em
específico, saliva demais, chegando até a babar algumas vezes. É uma criança típica somente
com DIS, super esperta e não possui histórico de babar em outras situações. Poderia considerar
essa salivação em excesso como uma resposta do SNA?”
06: (minuto: 11:38) “Neste curso, vocês falam em DEFENSIVIDADE SENSORIAL. O que seria
isso? Nunca ouvi esse termo.”
07: (minuto 12:30) “Criança com padrão de disfunção de propriocepção inadequada, com
problemas alimentares, vocês utilizam roupa compressiva? Se sim, quais foram os resultados?”